sábado, 26 de abril de 2008

Histórico da Região

Em Itaquera, por volta de 1620, apareceram as primeiras referências à "Roça Itaquera" (Ita=pedra e quera=dura), localizada nas proximidades de Aldeia de São Miguel.
No final do século XVII passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território de integrante da Freguesia da Penha e por último como bairro do Distrito de São Miguel. Em 1920 tornou-se "Distrito Autônomo.
Em 1919 foram feitos dois grandes loteamentos nesta região; um urbano (hoje Vila Carmozina) e outro ainda hoje chamado "colônia", para caracterizar a sua condição rural. Desde o início esta foi povoada por pessoas de diferentes nacionalidades, entre as quais predominavam os japoneses, que, em 1922 já constituíam a maioria de seus habitantes, surgindo daí o nome "Colônia Japonesa".

Caracterização da Região

A Região Abrangida pela Supervisão Regional do Bem Estar Social de Itaquera Guaianases é de aproximadamente 87 km2, caracterizando-se como bairro dormitório; com uma população estimada em 1.000.000 habitantes, na sua maioria entre 20 e 45 anos, sendo que 60% dessa população tem renda entre 0 e 5 salários mínimos.
O Grande número de COHAB's hoje existentes, 2 em Itaquera e 6 em Guaianases, transformou esta faixa da Zona Leste, na maior taxa de crescimento populacional, segundo dados do último senso.
Quanto ao perfil econômico, atualmente, com a chegada de 02 Shoppings Centers, grandes redes de Supermercados e o aumento do número de Industrias na Colônia Japonesa, está havendo maior aproveitamento da mão de obra da região.
Entretanto, a maioria dos habitantes da localidade continua trabalhando no centro da cidade ou adjacências. O deslocamento diário das pessoas é significativo e a facilidade do transporte metroviário tornou a região mais atrativa.
Caracteriza-se ainda pela expansão Industrial em Substituição a atividade primária. O Comércio, em constante crescimento, destina-se ao atendimento das necessidades dos moradores.
Vale ressaltar que, além de todas as dificuldades comuns aos bairros de periferia, esta região conta com vias de acesso ineficientes, bem como as ruas e avenidas locais, mal asfaltadas e sinalizadas, com grandes pontos de estrangulamento de tráfego e atropelamentos, como exemplo, citamos o entroncamento das Ruas Vitório Santim e Gregório Ramalho, e a saída do metrô Itaquera e Radial Leste.

Itaquera em Constante Evolução

Num confronto com a Itaquera de ontem com a Itaquera de hoje, constatamos um progresso verdadeiramente acentuado, no Setor Industrial, Itaquera ainda tem muito o que crescer, possuindo apenas algumas industrias em expansão. O comércio ainda é pouco desenvolvido, porém cresce constantemente. A rede bancária cresceu bem, e hoje possui uma quantidade boa de diferentes bancos.
Há em Itaquera, inúmeras chácaras com hortaliças, flores, galinhas que se destinam à produção de ovos, nessa tarefa, os japoneses são os mais dedicados, destacando-se a Colônia Japonesa.
Como centro religioso, Itaquera possui a sua Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e outras Igrejas, bem como vários estabelecimentos de ensino, tais como: G.E. Professora Emília de Paiva Meira, G.E. Hiroshima, G.E. Álvares de Azevedo, Liceu Camilo Castelo Branco, e vários outros G.E. instalados em vários pontos do bairro. Itaquera possui cartório de Paz e Imóveis, Fórum, Delegacia de Polícia e Associações Recreativas, possui ainda o SESC ITAQUERA que é um excelente local para o Lazer, e em matéria de acesso e locomoção não deixa a desejar, possuindo metrô e meios de transportes que possibilitam acesso a todos os pontos de São Paulo.
O Jornal do bairro, a "Folha de Itaquera", foi fundada há mais de 07 anos pelo prof. João Roman Flores. O primeiro redator de Itaquera foi o Sr. Julio de Mello e Silva.


Um comentário:

Projeto Identidade em Rede disse...

E ae, tudo bem?
A gente gostaria de agradecer sua presença nos encontros, ela tem sido muito enriquecedora em vários aspectos para todos nós.
Na próxima semana os temas do encontro serão bem interessantes, seria muito legal se você fosse. É possível que teremos projeções de imagnes e fotos, a presença do padre e algumas outras coisas que estamos preparando.
Se precisar de alguma coisa da um toque pra gente, as vezes podemos ajudar.
Grande abraço garoto e se cuida

Equipe do projeto - Identidade em Rede (Beto, julhão, jão e leo)
Telecentro Dom Bosco